Lobuloplastia

CIRÚRGICO

Âncora 1
post-lobuloplastia.jpg

O lóbulo de orelha rasgado, lóbulo bífido, ou mais conhecido como orelha rasgada, é na maioria das vezes causado pelo uso de brincos pesados, alargadores ou até mesmo por acidente.

​

A cirurgia para reparar a orelha rasgada, conhecida como lobuloplastia, é indicada para os pacientes que desejam fechar a laceração no lóbulo da orelha, ou para aqueles que ainda não possuem o rasgo, no entanto o furo do lóbulo da orelha está alargado.

​

Também é indicada para pessoas que já usaram alargadores e atualmente não se identificam mais com o uso do acessório, sentindo-se constrangidas com sua orelha rasgada.

A lobuloplastia é considerada uma pequena cirurgia, sendo feita de rotina no consultório médico, com duração de aproximadamente 30-60 min. Na lobuloplastia é realizada anestesia local no lóbulo a ser corrigido, e somente após alguns minutos a cirurgia tem início. Desta forma, o paciente não tem nenhuma dor no local a ser operado. É feita então a união das bordas do tecido da orelha por pontos de sutura, com a finalidade de corrigir a fenda (rasgo) ou diminuir o furo.

​

Os pontos são retirados em média após 10 dias da cirurgia, apresentando uma boa aparência com 2 semanas. O resultado final só é obtido, em média, após 3-6 meses de cirurgia, quando a cicatriz costuma fica quase imperceptível.

​

É possível realizar um novo furo no lóbulo operado, caso o paciente deseje, porém deve ser evitada a linha da cicatriz, para que diminuam as chances do lóbulo rasgar novamente.

​

As complicações e riscos do procedimento da lobuloplastia são raros, porém os mais relevantes são má cicatrização, deiscência, inflamação e infecção.

pngwing.com (7).png